AN LISE DO AMBIENTE EXTERNO
Conforme Certo e Peter, (p.38, 1993), “a análise do ambiente é o processo de monitoração do ambiente organizacional para identificar os riscos e oportunidades, tanto presentes como futuros, que possam influenciar a capacidade das empresas a atingir suas metas”, assim é de fundamental importância para uma organização conhecer tanto seu ambiente interno quanto o externo.
“O ambiente externo é o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização”. (SOBRAL,PECI ,2008, p.72).
Portanto, análise do ambiente externo permite a identificação de ameaças e oportunidades que poderão comprometer os principais fatores de sucesso de uma empresa.
Destacando que apesar de que os fatores do ambiente externo possam ser os mesmos que interagem e influenciam as outras organizações que pertencem a um mesmo setor, estes dependem da singularidade organizacional.
Deste modo, para realizar uma análise ambiental externa é necessário analisar o ambiente geral (macro ambiente), pois, é constituído de um conjunto amplo e complexo de variáveis externas que envolvem e influencia difusamente todas as empresas. Não é uma entidade concreta com a qual a empresa possa interagir diretamente, mas um conjunto difuso de condições genéricas e externas às empresas e que contribui de um modo geral para tudo aquilo que ocorre dentro de cada empresa, para as estratégias adotadas e para as conseqüências das ações empresariais.
O ambiente geral é constituído das seguintes variáveis: tecnológicas, políticas, econômicas, legislativas, sociais, demográficas e ecológicas (CHIAVENATO, 2000). O meio ambiente com o qual a empresa deve interagir pode lhe proporcionar obstáculos ou oportunidades. O aprofundamento dessa questão aponta para a necessidade da avaliação do ambiente externo ser bem conduzida, pois uma oportunidade não aproveitada pela empresa pode tornar-se um forte obstáculo em potencial. Isso