An Lise De Tr Ia
O episódio do Pomo da discórdia ocorreu no casamento de Tétis com Peleu, que já era um joguete dos deuses, Tétis esta predestinada a dar à luz a um filho mais forte que o Pai, desse modo, Zeus e Poseidon que brigavam pela nereida, decidiram usar de um mortal, Peleu, para recair a profecia, porém no casamento, Éris, deusa da discórdia não foi convidada e decidiu perturbar a festa entre mortais e deuses. Lançando o pomo da discórdia a mais bela, Éris propiciou uma enorme rivalidade entre Hera, Atena e Afrodite. Que desejavam o titulo. Zeus era esperto o bastante para não cair na armadilha e tomar a decisão. Talvez, já até tivesse planejado e previsto tudo. Assim, do mesmo modo que fez com Tétis, usou de um mortal para tomar a decisão, escolheu Páris que era conhecido por sua beleza e honestidade, novamente talvez como parte do joguete dos deuses. Sem escolha, Páris julgou as três deusas que o subornaram, e escolheu Afrodite por que ela lhe prometeu o amor da mulher mais bela do mundo. Assim, a linha foi traçada, e a rivalidade entre as deusas cresceu, a competição entre as deusas aumentaria, e elas usariam dos mortais, começando a guerra de Tróia, onde Afrodite apoiaria Páris e os troianos enquanto, Hera e Atena ficariam ao lado dos gregos, sedentas de vingança.
Partindo que, o homem é um joguete dos deuses, e que Afrodite desse modo apoiou Páris lhe dando Helena como recompensa, Hera, sua inimiga, ficou enfurecida. Completamente ofendida encarregou-se de usar toda sua vingança contra Páris. Vendo seu regresso à troia, Hera mandou enormes tempestades sob seu comando pra acabar com os navios de Páris, desviando assim o seu caminho de volta à Tróia. Hera não admitiria que aquela fosse uma viagem tranquila, se sentia humilhada e com ódio de Páris.
Em seguida, Afrodite ajuda Páris e os troianos, mantendo-os afastados de outras possíveis armadilhas de Hera, e lhes mandando ventos favoráveis de volta à Troia, por que deveria garantir que Helena ficasse