AN LISE DE PATOLOGIAS EM ESTRUTURAS DE EDIFICA ES DA CIDADE DE JO O PESSOA
Disciplina: AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA E PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES
Professor:
Nome do Aluno: Jose Roberto Mendes
RA : 614102755
ANÁLISE DE PATOLOGIAS EM ESTRUTURAS DE EDIFICAÇÕES DA CIDADE DE JOÃO PESSOA”
Resposta da questão 1.
1. Letra A.Corrosão das armaduras .
Corrosão da armadura do concreto é um processo eletroquímico onde existe um anodo e um catodo. A água presente no concreto serve de eletrólito. Qualquer diferença de potencial entre pontos podem gerar uma corrente, iniciando o processo de corrosão .(Figura 2);
A corrosão tem, como consequência, uma diminuição da seção de armadura e fissuração do concreto em direção paralela a esta. Eventualmente, podem surgir manchas avermelhadas produzidas pelos óxidos de ferro. As fissuras ocorrem porque os produtos da corrosão ocupam espaço maior que o aço original. As causas são variadas, entre as quais destacam-se: - insuficiência ou má qualidade do concreto do recobrimento da armadura; - presença de cloretos.
Pode-se afirmar que a corrosão de armaduras deteriora as estruturas de concreto sob duas óticas, de ação simultânea; uma delas diz respeito à perda de seção das barras e seus efeitos, e a outra se refere ao comportamento mecânico de fissuração do concreto e suas conseqüências. Ambos os processos ocorrendo sem que haja uma intervenção na estrutura, fatalmente implicarão desfecho indesejável que é o colapso dessa estrutura. A avaliação de corrosão de armaduras de concreto exige conhecimento específico e ensaios laboratoriais. Porém, algumas providências, iniciais, simples como determinação do recobrimento das armaduras e profundidade de carbonatação, fornecem informações fundamentais no estudo das causas da corrosão.
2. Letra B – Rigidez inadequada de elementos estruturais
O comportamento estrutural depende das características dos materiais usados, das dimensões da estrutura, das ligações entre diferentes elementos, das condições do solo, etc.
O