An Lise Das Estrat Gias
2. Diferenciação por flexibilidade é estar atento às mudanças no mercado, às novas tecnologias e ao desejo do consumidor no momento, se adaptando conforme as circunstâncias. A flexibilidade na manufatura aumentou nos últimos anos devido a procura por produtos personalizados e à redução do tempo de vida dos produtos atualmente. Um exemplo de flexibilidade que podemos observar está presente na indústria de automóveis, devido ao processo padronizado, produtos têm a mesma “carcaça”, obtendo então a mesma essência.
3. Os fatores primordiais para uma empresa se diferenciar das demais podem ser representadas pelos quatro objetivos competitivos: custo (ofertar seus produtos de forma mais barata que concorrentes), qualidade (produzir melhor que concorrência e ser definida pelo consumidor), desempenho das entregas (cumprir prazos de entrega dos produtos, confiabilidade no acordo) e flexibilidade (habilidade de mudanças nos produtos frente às tendências do mercado). No estudo de caso 66% das empresas disseram competir por estratégia de diferenciação de seus produtos e 33% disseram utilizar estratégia de menor custo.
4. Após conhecer a necessidade dos consumidores é preciso ver como as empresas estão agindo para supri-las. No estudo de caso apresentado as prioridades competitivas para os consumidores são o desempenho nas entregas e qualidade, como primeira e segunda mais identificadas, por último ficam flexibilidade e