An Lise Cr Tica
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: HUMANIDADE E TRANSCEDENCIA
PROFESSOR: HERMANO
ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO: EXPERIMENTAR DEUS.
EMANUELLA ARAÚJO DE FREITAS
RECIFE, 22.05.14
EMANUELLA ARAÚJO DE FREITAS
ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO: EXPERIMENTAR DEUS.
RECIFE, 22.05.14
Introdução:
Neste livro, o teólogo Leonardo Boff nos oferece um texto sobre como podemos experimentar Deus com a totalidade de nosso ser. Segundo ele, “Deus perpassa toda a realidade, pode ser percebido e experimentado nas mais diferentes situações da vida e em cada detalhe da vida pessoal e do universo”. O interesse dele, através deste livro, reside em criar espaço para que cada um possa fazer sua própria experiência de Deus. Afirma que “para encontrarmos o Deus vivo e verdadeiro a quem podemos entregar o coração, precisamos negar aquele Deus construído pelo imaginário religioso e aprisionado nas malhas das doutrinas.”
Procura atingir, nesse sentido, a situação do homem contemporâneo manipulado pela sociedade de consumo e produção, informação e entretenimento, que vê-se, muitas vezes, perdido no emaranhado das solicitações aos sentidos que lhe advêm por todos os lados, embora sinta que dentro de sua vida se anuncia uma exigência mais alta do que aquela de apenas produzir, trabalhar e consumir: existe a necessidade da celebração, da alegria de viver e da experiência do Divino e do Mistério.
Para ele, a experiência de Deus não constitui um luxo só de alguns. Estamos todos aptos a sentir Deus a partir do coração puro e da mente sincera. Experimentar Deus é tirar o mistério do universo do anonimato e conferir-lhe um nome, o da nossa reverência e de nosso afeto.
Desenvolvimento:
A partir da obra do autor Leonardo Boff em sua obra: Experimentar Deus: A transparência de todas as coisas, o autor mostra como aparece Deus, ele afirma que existem pessoas que chamam logo “a morte de