An lise CINESIOLaGICA DO MS
2259 palavras
10 páginas
BMC APLICADA A CINTURA ESCAPULAR ECOMPLEXO DO OMBRO.
A cintura escapular é formada por dois pares ósseos, que são: clavícula e escápula. Esta cintura apresenta uma maior condição de livre movimentação para os membros superiores, fazendo com que os movimentos sejam mais eficientes e cadenciados, graças a um conjunto de articulações e segmentos. A cintura escapular é considerada um anel incompleto, o que permite movimentos independentes para membros superiores direito e esquerdo, o mesmo não ocorre para os membros inferiores. Os membros superiores estão mais capacitados a realizarem habilidades de manipulação, destreza e coordenação motora fina.
Articulações esternoclavicular
O ponto de união da cintura escapular e do membro superior com o restante do esqueleto ocorre na articulação esternoclavicular (manúbrio), classificada como articulação sinovial deslizante, com um disco fibrocartilaginoso, suportada pelos ligamentos interclavicular, esternoclavicular e costoclavicular (o mais importante).
1
MOVIMENTOS
DA
CLAVÍCULA
NA
ARTICULAÇÃO ESTERNO CLAVICULAR: movimento para cima e para baixo (elevação e depressão). Movimento para frente e para trás
(protação e retração). A clavícula roda aproximadamente 50 graus em torno do seu eixo longo (rotação anterior e posterior).
Articulação acromioclavicular:
Classificada
como articulação sinovial deslizante pequena e possui disco fibrocartilaginoso. A articulação acrômio-clavicular fica sobre o topo da cabeça do úmero e pode restringir os movimentos do braço. A articulação acrômio clavicular é reforçada por uma cápsula densa e tensão ligamentar, em especial do ligamento córacoclavicular.
MOVIMENTOS
DA
ESCAPULA
NA
ARTICULAÇÃO ACRÔMIO-CLAVICULAR:
Protação ou abdução: afastamento da borda medial da escapula da linha média do corpo. Plano transverso. Retração ou adução: aproximação da borda medial da escapula da linha média do corpo. Plano transverso. 2
Movimento alar no ocorre no plano frontal. Eixo ântero/posterior. Referência: