AMídia e as Crianças
Tema : A Influência das Mídias nas Crianças
Uma das lamentações mais frequentes nos últimos anos foi o desaparecimento da infância. Ela ecoou através de uma amplo conjunto de campos sociais, dentro dele, a mídia.
De um lado a mídia é veiculo primordial como meio de comunicação, são elas que transmitem o mundo para o mundo. Porém, de outro lado, as mídias são frequentemente acusadas de ser a causa de problemas como a indisciplina e comportamentos agressivos, uma vez que oferece às crianças vídeos violentos e revoltantes, a mediocrizaçao dos programas infantis de televisão, a sexualidade explicita das revistas para o jovem e o fácil acesso a pornografia na Internet, além que ainda transformar crianças em consumidores vorazes, levadas pela sedução enganosa dos publicitários a desejar aquilo que não precisam.
Entretanto, as interpretações nessa mudança na infância estão agudamente polarizadas. De um lado acha-se que a infância tal como a conhecemos esta desaparecendo/morrendo, e que as mídias são as maiores culpadas. Essas que são colocadas como responsáveis pelo desaparecimento das fronteiras entre infância e idade adulta, e, consequentemente por uma abalo na autoridade dos adultos. De outro lado estão aqueles que argumentam que as novas tecnologias acaba por aproximar os filhos dos pais, sendo responsável por um fortalecimento entre a fronteira da criança com seus pais.Os críticos apontam as evidencias de aumento nos índices de violência e atividade sexual entre os jovens e a crescente desintegração da vida familiar, concluindo que a segurança e a inocência que caracterizavam a experiência da infância nas gerações anteriores perderam-se para sempre. A saúde psicológica das crianças parece exigir que seja patrulhada uma linha divisória entre adultos e crianças. Esse processo não é portanto apenas uma questão de separação entre crianças e adultos, ele envolve também uma ativa exclusão das crianças daquilo que eh considerado o mundo