América Platina: Pequeno resumo
Em 1985, com a mediação do Vaticano, um Tratado de Paz, foi assinado por representantes dos países. Esse documento estabelecia que as ilhas pertenciam ao Chile, mas assegurava aos argentinos, o direito sobre os recursos minerais que pudessem ser encontrados na região.
Situadas a 500km do litoral do sul do território argentino, as Ilhas Malvinas, são objeto de uma outra disputa territorial, que envolve a Argentina e o Reino Unido.
No final de Março de 1982, as Forças Armadas do país sul-americano invadiram de surpresa as ilhas, com o objetivo de reaver as terras perdidas para os ingleses em 1883. Em resposta, governo do Reino Unido, enviou tropas às Malvinas e, em Junho, retomou as Ilhas, impondo uma rendição incondicional aos argentinos.
Mesmo perdendo a guerra das Malvinas, os governantes argentinos não desistiram das ilhas e, em 1999, reiniciaram as negociações com o Reino Unido. A Puna:
No nordeste do território argentino, encontra-se a Puna, um vasto planalto de clima semiárido onde as obras de irrigação favoreceram o cultivo de cana-de-açúcar. Na fronteira com a Bolívia há jazidas de petróleo e minérios. O Chaco:
O Chaco, no norte do país, na fronteira com o Paraguai, divide-se em duas áreas, Chaco úmido, voltado para o Oceano Atlântico e o Chaco seco, próximo à Cordilheira dos Andes.
No Chaco úmido cultivam-se milho, soja. Já no Chaco seco, são desenvolvidos cultivos irrigados de fumo e cana-de-açúcar.
Nessa região também se explora a pecuária bovina extensiva com grandes