América Latina
Graduação em Relações Internacionais
Disciplina: Política Internacional I
Movimentos revolucionários da America Latina e a violência nas democracias
Prof.: Cida Skorupski
Goiânia – GO
Novembro 2014
Movimentos revolucionários da America Latina e a violência nas democracias
A historia da America Latina é repleta de dependência das grandes potencias. Vindo desde a época da colonização de exploração e persistindo mesmo após suas independências.
Diversos países se revolucionaram para fugir desta colonização, para construir seus direitos como nação independente, porem a nova situação que surgiu nos Estados foi a dependência. Os Estados Unidos como grande potencia da época, buscava a todo tempo expandir sua influencia, e o seu poder, sendo assim encontrava se uma situação de imperialismo nas colônias.
Desta forma a subordinação da America Latina seria não somente política, mas também economia, sendo expressa pela figura de subdesenvolvimento dessas nações. Mesmo com a instauração de governos militares nestas nações, ainda era vista a influência norte-americana no financiamento destes golpes militares.
A potência buscava implantar seu tipo de governo, para expandir seu poder e garantir a influencia na região latino-americana, para garantir sua hegemonia com grande potencia mundial.
Neste contexto de descolonização e instauração de democracias, vários movimentos revolucionários aconteceram nesses países recém-independentes. Movimentos estes que contestavam os regimes imperialista, ou buscavam uma nova ordem e justiça para a população. Neste âmbito, vivemos períodos com protestos violentos que traziam em questão até que ponto a busca por transformações justificava tamanha violência.
A revolução Cubana é um grande exemplo deste contexto, uma revolução que deu certo, quando houve lutas populares contra o imperialismo norte-americano. Lutaram por mudanças estruturais,