Amputação e Traumas
Centro Educacional Salute
Tema:
Principais Causas e Tratamento de Amputação de MMSS e MMII
Solicitado pela Professora Fernanda
Nome : Luana Silva de Oliveira
Nº 21 TRN9
Janeiro / 2011
Ìndice
I.
Introdução
II.
Causas e Tratamento de Amputação de Membros MMSS e MMII
III.
Imagens
IV.
Conclusão
V.
Bibliografia
Introdução
A amputação é um procedimento cirúrgico bastante antigo. Consiste na retirada, na maioria das vezes cirúrgica, parcial ou total de um membro, com conservação variável conforme os casos de certas partes moles ( músculos, retalhos cutâneos) destinados a formar o COTO. Geralmente o membro é acometido a tais procedimentos após virem de quadros como: traumático (acidente...) e / ou patológico
(doença “diabete...”).
Dentre as etiologias das amputações de membros inferiores, podemos mencionar aquelas relacionadas a processos vasculares, neuropáticos, traumáticos, tumorais, infecciosos e congênitos.
A única indicação absoluta para a realização de uma amputação, independente de outra circunstância, envolve a presença de um processo séptico de grande proporção, colocando em risco a vida do paciente e/ou a perda irrecuperável do suprimento sanguíneo arterial do membro. A malignização de úlceras de estase venosa de longa duração tem sido considerada uma indicação de amputação de membros, já que a quimioterapia e radioterapia têm suas limitações.
As amputações de membros superiores raramente são ocasionadas por patologias vasculares, as quais são realizadas com maior freqüência em membros inferiores. As causas mais freqüentes das amputações de membro superior são traumáticas, podendo ser acidentes de trabalho, com explosivos, e causas tumorais.
As amputações de MMII causadas por doenças vasculares periféricas acometem principalmente indivíduos com uma faixa etária mais avançada, já que esta população é mais suscetível a doenças degenerativas como, por exemplo, a