Ampola de raio x
Diretoria dos Cursos de Tecnologia
Radiologia
Sistemas Biomédicos
AMPOLA DE RAIOS X E A PRODUÇÃO DE CALOR
Ana Cristina Gomes Ribeiro
Bárbara Cynthia dos Santos Guimarães
Elismara Cristina da Rosa
201502506
201502867
20150250
1 SISBI
São Paulo
2015
AMPOLA DE RAIOS X E A PRODUÇÃO DE CALOR
Ana Cristina Gomes Ribeiro
Bárbara Cynthia dos Santos Guimarães
Elismara Cristina da Rosa
Trabalho apresentado para obtenção da nota parcial da disciplina de Física I, do curso de Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, sob orientação do Prof. Djalma Medeiros.
São Paulo
2015
Sumário
1 Introdução 3
2 Desenvolvimento 3
3 Conclusão 9
4 Referências 9
1 Introdução
Raios X são produzidos quando elétrons em alta velocidade atingem alvos metálicos e a energia cinética dos elétrons é transformada em energia eletromagnética.
Os equipamentos de raios X têm como função, prover um fluxo controlado suficientemente intenso de elétrons, para produzir um feixe de raios X apropriado para gerar uma boa imagem.
Os três componentes principais de um equipamento de raios X são: Tubo de raios X; painel de controle; e gerador de alta tensão. No painel de controle pode-se ligar, desligar e selecionar o kVp, a mA e o tempo de exposição ou mAs, é usado para controlar a tensão aplicada ao tubo de raios X, a corrente elétrica através desse tubo de exposição. O gerador de alta tensão fornece a tensão de alimentação do tubo de raios X de três maneiras possíveis: tensão monofásica, trifásica e de alta tensão, através do transformador elevador de alta tensão e o circuito de retificação.
O objetivo deste estudo é realizar uma apresentação da ampola de raios X e a sua produção de calor.
2 Desenvolvimento
.1 Ampola de raios
É um componente do aparelho de raios x que está contido em uma caixa de proteção, portanto, é inacessível. Seus componentes são considerados