Amplificadores Operacionais
CURSO: TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
DISCIPLINA: ELETRÔNICA
INSTRUTOR: RODRIGO ALCÂNTARA
José Wilson da Silva
Campo Grande
2011
APRESENTAÇÃO
Este material tem a finalidade de apresentar as aplicações e as funcionalidades do Amplificador Operacional. No geral podemos afirmar que o Amplificador Operacional é muito utilizado e está presente nos diversos sistemas eletrônicos de controle Industrial, na instrumentação industrial, e em diversos equipamentos de telecomunicações, áudio e nos sistemas de aquisição de dados.
SUMÁRIO
Introdução Pág.3
Definição Pág.3
Simbologia Pág.3
Cálculo de RC Pág.5
Cálculo de IBsat Pág.5
Cálculo de RB Pág.6
Cálculo de RB1 Pág.7
Simulação Pág.7
Conclusão Pág.8
AMPLIFICADORES OPERACIONAIS
Introdução
O Amplificador operacional (AOP) é um recurso muito utilizado da eletrônica analógica atual. O Amplificador Operacional é constituído por cinco terminais, sendo que dois correspondem à alimentação.
Definição
O Amplificador Operacional (AOP) é um amplificador multiestágio com entrada diferencial cujas características se aproximam das de um amplificador ideal.
Simbologia
V+ – Entrada não Inversora
V- – Entrada Inversora
VO – Tensão de Saída
A relação entre entradas e saída é vo = a ( v1 − v2 )
O parâmetro A é o ganho do amplificador. É um amplificador linear, onde a tensão de saída é proporcional à diferença entre as tensões aplicadas nas entradas.
Um amplificador operacional ideal teria alguns parâmetros nulos e outros infinitos, como não se consegue na prática, alguns são baixos e outros altos para uma aproximação com o ideal.
Principais Características
• Ganho A: no ideal, seria infinito.
• Resistência de entrada: infinita no ideal.
• Resistência de