Amplificadores operacionais
Um amplificador operacional (AMPOP) é um amplificador multiestágio com entradas diferenciais cujas características se aproximam das de um amplificador ideal, que são: • resistência de entrada infinita, ou seja, o AMPOP não consome corrente do sinal de entrada; • resistência de saída nula, ou seja, o sinal de saída é entregue integralmente a carga; • ganho de tensão infinito; • resposta em freqüência infinita; • insensibilidade à temperatura.
Dentre as inúmeras aplicações dos AMPOPs, destacam-se: instrumentação e sistemas eletrônicos de controle industrial; eletromedicina; equipamentos de áudio e sistemas de aquisição de dados. A figura abaixo representa um AMPOP, sendo que os 5 terminais apresentados são comuns a todos eles.
[pic]: entrada inversora [pic]: entrada não-inversora [pic]: terminal de alimentação positiva [pic]: terminal de alimentação negativa [pic]: saída
A) COMPARADOR
Utiliza o AMPOP sem realimentação. O valor da tensão de saída é dado por:
[pic]
Como o ganho [pic] tende ao infinito, a saída do comparador é a tensão de saturação do próprio amplificador.
Para o comparador inversor
[pic]
Para o comparador não-inversor
[pic]
B) OSCILADOR
Utiliza o AMPOP com realimentação positiva, ou seja, uma conexão entre a saída do amplificador e sua entrada não-inversora.
A saída do amplificador é uma onda quadrada com período dado por:
[pic]
C) AMPLIFICADOR
Utiliza o AMPOP com realimentação negativa. A principal conseqüência desta configuração é a possibilidade de estabelecer um curto-circuito virtual entre os dois terminais de entrada do amplificador. A natureza virtual deste curto-circuito deve-se a existência de uma igualdade entre as tensões, mesmo sem a ligação física dos terminais.
[pic] [pic]
A