Amplificadores operacionais
Amplificadores
Operacionais
Introdução
- Os amplificadores operacionais são dispositivos extremamente versáteis com uma imensa gama de aplicações em toda a eletrônica. Introdução
- Os amplificadores operacionais são amplificadores de acoplamento direto, de alto ganho, que usam realimentação para controle de suas características.
- Eles são encarados como um componente, sendo um bloco fundamental na construção de circuitos analógicos.
Introdução
-
Dentre as aplicações de amplificadores operacionais podemos citar o controle e geração de formas de onda senoidais.
Empregado na realização das funções clássicas matemáticas como adição, subtração, multiplicação, divisão, integração e diferenciação. - São úteis ainda em inúmeras aplicações em instrumentação, sistemas de controle, sistemas de regulação de tensão e corrente, processamento de sinais, etc.
Amplificador Operacional Ideal
O Amplificador Operacional Ideal constitui um modelo simplificado de um amplo conjunto de amplificadores de tensão atualmente existentes no mercado.
Amplificador Operacional Ideal
Em projeto de circuitos faz com que circuitos complicados se tornem mais simples para se trabalhar e compreender.
Apresenta propriedades idealizadas como ganho infinito de tensão, dissipação de calor perfeita, resposta de frequência estável,impedância de entrada infinita, impedância de saída nula.
Pode ser ajustado de modo a fazer uma variedade de funções em processamento de sinais.
Amplificador Operacional Ideal
Pode ser ajustado de modo a fazer uma variedade de funções em processamento de sinais.
Amplificador operacional real
Algumas considerações:
Faixas de passagem: No caso dos amplificadores operacionais é usual referir-se a freqüência em que o ganho de tensão passa pelo ganho unitário e que chamaremos fu. Nos amplificadores reais, esta freqüência pode estar na faixa de 1 kHz até 100 MHz.