Amplificador Operacional
ELETROTÉCNICA
APLIFICADOR OPERACIONAL
ANDERSON KLOSE
PAULO AFONSO-BA
DEZEMBRO/2014
CENTRO EDUCACIONAL TERRITORIAL PROFISSIONAL DE ITAPARICA CETEP-I
ELETROTÉCNICA
AMPLIFICADOR OPERACIONAL
ANDERSON KLOSE
Trabalho apresentado ao professor GILSON como pré-requisito de nota parcial em Eletrônica Industrial com caráter avaliativo da IV unidade.
PAULO AFONSO-BA
DEZEMBRO/2014
Amplificador Operacional
Um amplificador operacional ou amp op é um amplificador com ganho muito elevado. Tem dois terminais de entrada: um terminal designado por terminal inversor(-) e o outro identificado por terminal não inversor(+). A tensão de saída é a diferença entre as entradas + e - , multiplicado pelo ganho em malha aberta:
A saída do amplificador pode ser única ou diferencial, o que é menos comum. Os circuitos que utilizam amp ops frequentemente utilizam a realimentação negativa(negative feedback). Porque devido ao seu ganho elevado, o comportamento destes amplificadores é quase totalmente determinado pelos elementos de realimentação (feedback).
Os Amplificadores Operacionais Modernos
AmpOp em embalagem DIP (Dual In-Line Package) apresentação atual.
A maioria dos amplificadores de propósito geral são vendidos a menos de um euro cada. Os projetos modernos são feitos considerando uma série de irregularidades de modo que muitos amp ops produzidos podem aguentar curto-circuitos nas suas saídas sem nenhum dano.
Uma das chaves para a usabilidade destes circuitos está no princípio da engenharia de realimentação, particularmente a realimentação negativa, que constituiu a fundação de praticamente todos os controle de processo automáticos. Os princípios mostrados aqui ilustram parte do foco da eletrônica. É importante perceber que o amp-ops padrão usado nos circuitos é mostrado com o idealismo da caixa negra (uma