Amplificador classe C
Num amplificador classe C, o transistor opera na região activa numa pequena fracção do periodo do sinal de entrada. A corrente de colector é um trem de impulsos estreitos que contém a frequência fundamental mais as harmónicas. Um amplificador classe C sintonizado tem um circuito tanque ressoante que está em sintonia com a frequência fundamental. Isto produz uma tensão de saída senusoidal com frequência fr. Em um circuito multiplicador de frequência , o circuito tanque ressoante é sintonizado com a n-ésima harmónica, de tal modo que a saída senusoidal tem uma frequência nfr. Neste trabalho vai-se montar um amplificador classe C sintonizado e um multiplicador de frequência.
1. Instrumentação e material
1 gerador de sinal
1 fonte de alimentação CC 10 V
1 multímetro
1 osciloscópio
1 transistor 2N3904
Resistências: 220 , duas de 100 k (1/4 W)
1 bobine de 15 mH condensadores: 4.7 nF, dois de 1 F
2. Procedimento
Amplificador classe C não sintonizado
1. Considere o circuito da Fig. 1.
Figura 1 2. Ajuste o gerador de sinal para 20 kHz. Ajuste o nível do sinal de modo a obter pulsos estreitos na saída com valor de 6Vpp.
3. Meça a largura do pulso W e o período T. Anote estes valores na Tabela 1. Calcule e anote o factor de trabalho D.
4. Observe o sinal na base do transistor. Com o osciloscópio acoplado no modo DC, meça e anote as tensões de pico positiva e negativa do sinal.
AMPLIFICADOR CLASSE C SINTONIZADO
5. Na Fig. 2, calcule a frequência de ressonância do amplificador sintonizado e registe na Tabela 2.
6. Suponha que o factor de qualidade da bobina seja de 20. Calcule e registe as restantes grandezas listadas na Tabela 2.
Figura 2
7. Monte o circuito. Use o osciloscópio para observar o sinal na base. Ajuste a frequência para 20kHz e 2V pico-a-pico.
8. Use o osciloscópio para observar o sinal no colector. Ajuste a a frequência do sinal de entrada até que o sinal alcance o seu valor máximo (ressonância). Ajuste o amplitude do sinal de entrada até