Amperímetro
FIS228 – FISICA EXPERIMENTAL 2
PROF. FERNANDO VILHENA
[pic]
1- Instrumento de medidas - Amperimetro
Nomes: Filipi Fernandez Moacyr Junior Weslley Fernandes Mozer Bernardes
2- Objetivo
Estudo pratico com instrumentos de medidas elétricas.
3- Fundamentos teóricos
O amperímetro é basicamente o galvanômetro associado a uma escala na faixa de correntes que deseja medir. Como a corrente medida atravessa o galvanômetro ele deve possuir resistência muito pequena.
Os amperímetros são fabricados tanto para corrente continua como para corrente alternada em uma ou em varias escalas colocando-se resistências adequadas a cada escala, em paralelo.
O amperímetro deve ser colocado em série com os elementos do trecho do circuito em que quer se medir a corrente. Se a corrente a ser medida é continua a ligação deve ser feita observando-se a polaridade.
Cuidados na utilização do amperímetro. a) Verificar se a corrente a ser medida está na escala adequada; b) Verificar se a ligação a ser completada é realmente em série; c) Verificar no casa de correntes continuas se a polaridade está correta;
Formula para o calculo da corrente teórica I=V/R
Onde:
I – corrente dado em amper;
V- tensão dado em volts;
R- Resistência dada em Ω
4- Esquema experimental
5- Material utilizado; • Pilha de 1,5V; • Amperímetro; • Resistores com valores nominais de 44Ω, 89Ω e 177Ω; • Fios;
6- Procedimentos experimentais:
a) Efetue a montagem dos circuitos mostrados, um de cada vez, e fazendo a leitura das correntes medidas. b) Após serem realizadas todas as medidas, calcule as correntes, utilizando as expressões de serie e paralelo; RT=R1+R2+R3 em serie