Amostragem
Amostragem é a série sucessiva de etapas operacionais especificadas para assegurar que a amostra seja obtida com a necessária condição de representatividade. A amostra é obtida através de incrementos recolhidos segundo critérios adequados. A reunião dos incrementos forma a amostra bruta. A amostra de laboratório é o resultado da redução da amostra bruta mediante operações conduzidas de maneira a garantir a continuidade da condição de representatividade da amostra. A amostra para a análise é uma porção menor da amostra de laboratório. suficientemente homogeneizada para poder ser pesada e submetida à análise. (VICENZI, 2009)
A amostragem é o conjunto de operações com as quais se obtém, do material em estudo, uma porção relativamente pequena, de tamanho apropriado para o trabalho no laboratório, mas que ao mesmo tempo represente corretamente todo o conjunto da amostra. A maior ou menor dificuldade na amostragem vai depender da homogeneidade da amostra. (VICENZI, 2009)
Amostra é definida como uma porção limitada do material tomada do conjunto – o universo, na terminologia estatística -, selecionada de maneira a possuir características essenciais do conjunto. Então o processo de amostragem é a série sucessivas de etapas operacionais especificadas para assegurar que a amostra seja obtida através de incrementos recolhidos segundo critérios adequados. A reunião dos incrementos forma a amostra bruta. A amostra de laboratório é resultado da redução da amostra bruta mediante operações conduzidas de maneira a garantir a continuidade da condição de representatividade da amostra. A amostra para a análise é uma porção menor da amostra de laboratório, suficientemente homogeneizada para poder ser pesada e submetida a análise. (VICENZI, 2009)
METODOLOGIA
A prática foi realizada no laboratório de Bromatologia e Bioquímica, no departamento de Nutrição. Para a realização desta prática, utilizou-se uma fôrma, 1kg de farinha de trigo, uma espátula, um