Amortiza o
No Brasil, existe amortização contábil, cujo conceito não se restringe à diminuição de dívidas, mas também a direitos intangíveis classificados no ativo (conta de balanço), derivado da teoria de dimensão económico dos fundos contábeis. Assim, associa-se o termo amortização contábil, à depreciação contábil (redução de bens tangíveis) e à exaustão contábil (recursos naturais).
Ou seja, existem 2 conceitos distintos de amortização, ou seja:
Na amortização financeira, cada prestação é uma parte do valor total, incluindo os juros e o saldo devedor restante. A amortização traduz-se pela soma do reembolso do capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor. Os juros são pagos antecipadamente com prestações iguais, exceto o primeiro pagamento que corresponde aos juros cobrados no momento da operação.
Dentro da amortização, estão incluídos o prazo, que é o tempo necessário para o pagamento de todas as parcelas, as parcelas de amortização, que é o valor devolvido periodicamente e as prestações, que é a soma da amortização, com o acréscimo de juros e impostos.
Existem vários sistemas de amortização, os mais conhecido é o sistema francês, também chamado de tabela price, que é quando os pagamentos são iguais durante todo o período, o sistema de amortização americano, que é quando o pagamento é realizado no final, e o sistema de amortização é constante e misto.
Em todos os sistemas de amortização, cada pagamento é a soma do valor amortizado com os juros do saldo devedor, isto é:
Pagamento = Amortização + Juros
Em todas as nossas análises, utilizaremos um financiamento hipotético de R$300.000,00 que será pago ao final de 5 meses à