AMOR
1 Apresentação
Este trabalho almeja realizar uma análise da influência do estatuto do torcedor frente ao fenômeno das torcidas organizadas do Estado de Goiás. Este projeto terá como objeto de estudo as violências registradas no campeonato goiano de futebol de 2014 por meio de ocorrências policiais realizadas no período de 19 de janeiro a 13 de abril.
1.1 Tema e delimitação
O futebol brasileiro é muito mais do que um esporte profissional no Brasil, é a identidade de uma sociedade, que desde os meados do século XX o acolheu, tornando-o como o esporte mais popular do país. “O futebol é muito mais do que um esporte profissional de alto rendimento: é a metáfora de uma sociedade. Em outras palavras, é a síntese de múltiplas determinações objetivas e subjetivas- emocionais, existenciais, culturais, sociais, históricas.” (MURAD, p. 17, 2007)
A própria construção da identidade do brasileiro está diretamente ligada ao mundo futebolístico, desde o advento do esporte, brasileiros e brasileiras acompanham as competições. “O futebol e a vida do Brasileiro caminham paralelamente, não importando as diferenças sociais, daí a popularidade do desporto.” (CAPINASSÚ, p.16, 1988).
Devido a identificação com as massas populares, o futebol tornou-se uma via de escape para os problemas sociais, financeiros e políticos do país, o esporte trouxe alegria e entretenimento para a população. “Futebol, alegria, festa, carnaval, música são temperos recorrentes dessa construção. A alegria do futebol, cuja essência foi posta na ginga de Garrincha, passou a ser uma poderosa metonímia da representação da identidade brasileira.” (HELAL, Ronaldo, p.05, 2001).
Antes de tornar-se a paixão do povo brasileiro o futebol passou por mudanças e transformações, sendo moldado de acordo com a sociedade, tornando-se popular e se descaracterizou de um esporte para elite e foi acolhido pelas as massas populares. Pois o que antes era