Amor
A palavra amor tem vários significados na língua portuguesa, podendo significar afeição, compaixão, inclinação, apetite, desejo, paixão, etc. O conceito mais popular, entretanto, é a formação de um vínculo emocional e afetivo com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento e enviar estímulos sensoriais e psicológicos para a manutenção e motivação do sentimento.
O amor é o mais nobre dos sentimentos cultivados pelo ser humano e por isso, ele é o principal tema de inspiração de artistas, músicos, escritores e poetas.
O amor pode ser demonstrado com o cuidado, proteção, carinho, respeito, atitudes e palavras. E pode se manifestar de diferentes formas, como o amor materno ou paterno, amor fraterno (entre irmãos), amor de amigos e familiares e o amor físico. irmãos), amor de amigos e familiares e o amor físico.
Os três tipos mais conhecidos de amor são o amor Ágape, Eros e Philos. Eles devem ser desenvolvidos de forma equilibrada pelos seres humanos para que estes possam desfrutar de forma saudável suas inter-relações. O amor ágape está ligado ao amor divino e incondicional, de afeto e satisfação. O amor eros, representa o amor carnal, movido pela atração física que manifesta o instinto de união e reprodução. Já o amor philos ou philia está ligado ao amor fraternal, o amor de amizade ou o amor pela sabedoria, esse tem como princípios lealdade, igualdade e mútuo benefício.