amor
CURSO: AGRONOMIA DATA: 27/09/2013
DOCENTE: D. SC. ROBERTO LUIS PORTZ
ACADEMICOS: EDUARDO FONTANA GRR: 20131223 RAFAEL BENEDETI GRR 20133972
DETERMINAÇAO DE CONCENTRAÇÃO DE PROTEINAS
INTRODUÇAO
O espectrofotômetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto, e uma quantidade conhecida da mesma substância. A espectrofotometria segundo Souza, é um método analítico de se basear na interação da matéria com a energia radiante, sendo um método em que se analisa a interação entre a matéria e a energia.
‘A espectofometria é uma das técnicas analíticas mais empregadas, em função de sua robustez, custo relativamente baixo e grande número de aplicações’ (POZZI, 2007). ‘Porém, a determinação de princípios ativos por Espectrofotometria em Ultra Violeta-Visível só é possível quando estes possuem grupos cromóforos na sua estrutura molecular’ (SOBRINHO et al., 2008).
Todas as substâncias podem absorver energia radiante, mesmo o vidro que parece completamente transparente absorve comprimentos de ondas que pertencem ao espectro visível. A absorção das radiações ultravioletas, visíveis e infravermelhas depende das estruturas das moléculas, e é característica para cada substância química.
OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA PRATICA FOI RECONHECER A IMPORTANCIA DOS METODOS ESPECTROFOTOMETRICOS NA DETERMINAÇAO DA CONCETRAÇÃO DA CONCETRAÇAO DE DIFERENTES COMPOSTOS, ELABORAR UMA CURVA DE CALIBRAÇAO E DETERMINAR A CONCETRAÇAO DE PROTEINAS.
MATERIAL E METODOS
- TUBOS DE ENSAIO;
-ESTANTE PARA TUBOS DE ENSAIO;
-ERLENMEYER
-PIPETAS GRADUADAS;
-PIPETADOR;
-AGUA DESTILADA;
-BIURETO
-PROTEINA 5 MG POR ML PARA QUE PUDESSEMOS REALIZAR O EXPERIMENTO, FOI FEITO A MARCAÇAO DE SEIS TUBOS DE ENSAIO COM OS NUMEROS DE 1 ATE O 6. APÓS A ENUMERAÇAO DOS TUBOS, FOI ADICIONADO DE 0,0; 0,2; 0,4; 0,6; 0,8 E 1,0 ML DE