Amor líquido e amor sólido
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E SOCIAIS APLICADAS – CCEA
LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR (A): JANINE DIAS
ANTONIO CARLOS/FELIPE XAVIER
JUSSARA PEREIRA/KARINA MARTINS
MAÍSA FERREIRA/MARIA ISABEL
RODOLFO MOREIRA
SEMINÁRIO:
BAUMAN EM FOCO -
Apaixonar-se e desapaixonar-se.
PATOS-PB
JULHO 2014
SEMINÁRIO: GRUPO 1BAUMAN EM FOCO: apaixonar-se e desapaixonar-se.
BAUMAN, Zigmunt. Apaixonar-se e desapaixonar-se. In: ____. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro. Jorge Zahar: 2004.
APRESENTAÇÃO
O trabalho ora proposto a esse grupo tem como objetivo apresentar para a turma o entendimento a cerca do que trata o primeiro capitulo do livro “Amor liquido: sobre a fragilidade dos laços humanos” (2004) do escritor polonês Zigmunt Bauman, denominado “Apaixonar-se e Desapaixonar-se”. Nosso intuito é explorar o capítulo de forma didática e com a participação de toda a turma; para tanto após a explicação sucinta das principais ideias do capítulo faremos um debate com a turma através de uma dinâmica de ideias que sem os colegas saberem estarão embaixo de algumas cadeiras/carteiras; conforme os membros do grupo forem falando os alunos terão que ir entrando do debate e expondo suas opiniões e ou criticas a cerca do que está sendo discutido. Ao fim deste podemos fazer algumas considerações finais e a professora poderá fazer suas intervenções e/ou avaliação do grupo e da turma.
O livro de BaumanEm "Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos", Zygmunt Bauman esclarece que o livro busca esclarecer, registrar e apreender sobre a misteriosa fragilidade dos vínculos humanos, o sentimento de insegurança que ela inspira e os desejos conflitantes de apertar os laços e ao mesmo tempo mantê-los frouxos. No liquido cenário da vida moderna, os relacionamentos talvez sejam os representantes mais comuns, agudos, perturbadores e profundamente sentidos da