Amor dependente
A autora descreve muito claro, como os gregos fazem a distinção de um amor doentio e saudável, no qual Eros é aquele amor apaixonante em que se envolve de corpo e alma,passando todos os limites de realidade,deixando em evidente toda exerb de sua dependência para viver em função do outro,já ágape mostra o amor saudável no que podemos descrever com base a altura R.Norwood,em ser um amor no qual o ser humano tem seu próprio espaço,sempre respeitando o outro,e nunca romper com sua personalidade.
Eros: O amor verdadeiro é um desejo avassalador e desesperado pelo bem a modo, que é distinguido como diferente misterioso e esquivo.
Ágape: O amor verdadeiro é o companheirismo com o qual duas pessoas se gostam e estão profundamente comprometidos. Essas pessoas possuem muitos valores, interesses e objetivos básicos em comum, e toleram saudavelmente suas diferenças individuais.
O amor em mulheres que amam intensamente pode-se compreender que amam pelo sofrimento e pela dor, pois buscam deliberadamente por homens que foram uma imagem de sofrimento enquanto crianças, como por exemplo, um pai alcoólatra, mãe viciada em drogas o ate mesmo a criança ter sofrido abuso sexual em quanto pequena.
E quando a mulher busca inconscientemente viver tudo aquilo, mas com a consciência que fará tudo diferente e quando o sofrimento se cessar e a paixação não fizer mais parte de sua vida, a mulher poderá em muitos casos dizer que desistiria do amor, porque a dor não existira mais.
A mulher não consegue enxergar que esta vivendo um amor no qual a devora, fazendo com que abandone literalmente sua vida social, pois em sua maior parte do tempo disponibiliza para atender os problemas, dificuldades, angustia e medo do outro e se esquece que o medo todo é só dela, e ir à busca de um amor mais saudável.
O medo e a paixão para mulheres que amam de mais estão sempre juntas, pois é o alicerce para que essa paixão no qual descreveremos como doentia e que meche