Amor de Perdição
Perdição
Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco nasceu em
Lisboa a 16 de Março de 1825, na freguesia dos Mártires.
Ele
foi um escritor português, romancista, cronista, crítico, dramaturgo
, historiador, poeta e tradutor. Camilo Castelo Branco foi um dos escritores mais prolíferos e marcantes da literatura portuguesa. O narrador apresenta-se na primeira pessoa na introdução contando a historia da sua família. No decorrer dos capítulos seguintes passa a apresenta-se na terceira pessoa caraterizando-se como um narrador omnisciente por penetrar e desvendar o que se passa nas mentes e no coração das personagens, isto é, tem todo o conhecimento, é também heterodiegético, apenas identificando-se ao final do livro como sobrinho de Simão, filho de Manuel Botelho, irmão de Simão. Possui aspetos autobiográficos.
Ação
- 1º Momento : Simão conhece Teresa e ambos se apaixonam um pelo outro.(O momento termina quando Simão volta para a escola).
- 2ª Momento : Simão vai visitar Teresa e fica hospedado em casa do Ferreiro (João da Cruz).
- 3ª Momento : O incidente da festa - O encontro entre Simão e Baltasar resulta na morte de dois homens e Simão fica ferido.
- 4ª Momento : Simão fica em casa do ferrador mais um tempo e a Mariana, sua filha, apaixona-se por ele.
- 5º Momento :
O pai de Teresa obriga-a a ir para
um convento.
- 6º Momento : Um tempo depois Simão decide ir buscar Teresa para eles fugirem juntos, mas desta vez, em mais um confronto com Baltasar, o Simão mata
Baltasar.
- 7º Momento :
Simão é preso e é mandado para
uma prisão na Índia.
- 8ª Momento :
Na partida para a Índia, Teresa morre, dez dias depois é Simão que morre de depressão e Mariana que o acompanhava na viagem mata-se depois de ver o seu amado morto.
Personagens
Principais: Simão, Teresa Albuquerque, Mariana.
Secundárias: Domingos Botelho (Pai de Simão), D. Rita
Preciosa (Mãe de Simão), Rita (Irmã mais nova de