Amizade
Muitas pessoas passam suas vidas inteiras sem ter a felicidade de entender o que é uma amizade verdadeira.
Um amigo não conspurca, mente, engana, dissimula. Ele é autêntico, não busca a popularidade, não se engana e nem engana os outros, ele sempre é sincero.
A amizade não é egoísta, mas é respeitosa. Todo ser que pensa somente em si, no poder, no dinheiro, nunca tem amigos, pois seu único amigo é ele mesmo.
Ser amigo é desejar e lutar também para o bem das outras pessoas, o contrário disto denota falta de caráter e desconhecimento de si mesmo.
Estudos desde a antiguidade afirmam que existem no arcabouço humano três tipos de amizades. A primeira é a motivada pelo bem, esta é eterna. A segunda, chamada de agradável, limitada a identidade de caráter em determinadas atitudes, corretas ou incorretas. A terceira é a amizade útil, serve única e exclusivamente para atingir determinado objetivo.
No segundo e terceiro tipos, não se ama e nem se respeita o amigo, mas, apenas impera os interesses, enquanto ele pode proporcionar algum benefício, sendo um meio e nunca um fim. Na verdade, já como afirmava Aristóteles, o requisito essencial para a amizade é a consciência.
Ser consciente exige honestidade, para consigo e para com os outros. Ser honesto consigo é ter certeza que não possui a verdade absoluta em suas opiniões, pois entende que um ser é passível de erros e equívocos.
Existe uma máxima que afirma mais ou menos o seguinte: “ me diz