AMISTAD
Anotações de aula da disciplina
Hidrologia e Climatologia
1.
INTRODUÇÃO
Costuma-se definir a hidrologia como a ciência que se preocupa em estudar, caracterizar e avaliar as águas. Ela trata dos fenômenos relativos à água em todos os seus estados, da sua distribuição e ocorrência na atmosfera, na superfície terrestre e no solo, e do seu relacionamento com as diversas atividades do homem.
De modo mais formal, pode-se utilizar o conceito recomendado pelo United States Federal Council of
Science e Technology, Committee for Scientific
Hidrology (1962):
“Hidrologia é a ciência que trata da água da terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas e suas reações com o ambiente, incluindo suas relações com a vida”.
Esse conceito mostra a amplitude de abrangência dessa ciência. Destaque-se que hidrologia caracteriza-se por ser tipicamente interdisciplinar e dessa forma deve ser tratada, do contrário pode-se privilegiar o estudo de determinados aspectos e negligenciar outros, com riscos de se perder a interligação entre fenômenos. Mesmo assim, para Tucci (1993) a hidrologia pode ser dividida em dois grandes setores: hidrologia científica, desenvolvida a partir de programas de observação e quantificação sistemática dos diferentes processos que ocorrem no ciclo hidrológico; trata da análise dos processos físicos que ocorrem numa bacia hidrográfica; hidrologia aplicada, voltada para os diferentes problemas que envolvem a utilização dos recursos hídricos, inclusive da água no solo, da preservação do ambiente e ocupação da bacia.
A hidrologia