Aminoácidos
Introdução 2
1. Características gerais 3
2. Como os aminoácidos agem no corpo 5
3. Estrutura química geral 5
4. Classificação dos aminoácidos 5
5. Aminoácidos em solução aquosa: propriedades químicas e elétricas 6
6. Curva de titulação de um aminoácido 7
7. Tipos de aminoácidos e substâncias - Suas funções 8
Fontes 13
AMINOÁCIDOS
Introdução
São as unidades fundamentais das PROTEÍNAS. Sua molécula é formada por um átomo de carbono central, ao qual se ligam um grupo amino (NH2), um grupo carboxila ou ácido (COOH) um átomo de hidrogênio e um radical que difere de um aminoácido para outro. Na natureza existem cerca de 200 aminoácidos, mas só 20 são metabolizados pelo organismo humano
Fórmula molecular geral de um aminoácido.
Existem aminoácidos chamados essenciais, não são produzidos pelo organismos e devem ser obtidos por meio da alimentação. São eles:
Fenilalanina
Histina (na infância)
Isoleucina
Leucina
Lisina
Valina
Triptofano
Treonina
Metionina
E também os aminoácidos naturais que são produzidos pelo próprio organismo:
Alanina arginina ácido aspártico aspargina ácido glutâmico cisteína glicina glutamina prolina serina tirosina
Também chamados de monopeptídeos, os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas por cadeias de carbono, ligadas a átomos de hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e, às vezes, enxofre. Contendo um grupo carboxila (COOH) e um grupo amina (NH2).
Todas as proteínas são formadas a partir da ligação em seqüência de apenas 20 aminoácidos. Existem, além destes 20 aminoácidos principais, alguns aminoácidos especiais, que só aparecem em alguns tipos de proteínas.
1. Características gerais
Existem na natureza vinte tipos de aminoácidos, diferidos por um grupamento denominado radical (R), classificados conforme suas propriedades químicas: os que apresentam cadeia polar, outros com cadeia apolar e os que podem adquirir carga elétrica. Todos os seres vivos