Aminoácidos
A estrutura de um aminoácido é constituída por: um carbono alfa, ligado a: um grupo amino, um acido, um hidrogênio e uma cadeia lateral.
A cadeira lateral é responsável por determinar as características dos aminoácidos e varia de acordo com o tipo de aminoácido.
O Carbono Quiral é o carbono alfa, que possui quatro ligantes diferentes, formando uma atividade óptica.
Podem ser Polar Neutro, Polar de caráter acido,Polar de caráter básico, apolar e aromático.
POLAR: HIDROSSOLUVEL, APOLAR: LIPOSSOLUVEL!
Possuem duas diferentes classificações:
Essenciais-> são aqueles que o organismo não consegue sintetizar, mas podem ser sintetizados por outro animal, através da alimentação
Não essenciais -> o organismo consegue sintetizar pois possui enzimas para realização do processo.
E em Proteicos, Não proteicos e Raros ( em quantidade limitada)
Os aminoácidos possuem algumas características, são compostos sólidos, incolores, hidrossolúveis, possuem ponto de fusão alto, e são cristalizáveis.
Possuem também funções importantes: São monômeros das proteínas e peptídeos, precursores hormonais, interferem no metabolismo, precursores de nucleotídeos.
ISOMERIA: Atividade óptica, Ligações D e L: todas as proteínas são Levógiras, pois todos os 20 aminoácidos dos animais são L devido à posição do grupo amina.
A glicina, não tem atividade óptica.
Caráter anfótero: ácidos (COOH - liberada para o meio) E bases (NH2 - capta prótons = NH3)
No pH acido o aminoácido funciona como base
Funcionam como tampões biológicos, impedindo a variação brusca de pH Os aminoácidos possuem duas zonas de tamponamento, uma em ácido e outra em base. Os aminoácidos que possuem três zona de tamponamento são os que possuem cadeia lateral ionizada.