aminoácidos
Bioquímica
Centro Universitário Amparense
Amparo
2011
Gleice Kely Pires de Godoy (461421-9)
Bioquímica
Trabalho apresentado à disciplina bioquímica do 3 º semestre do curso de graduação em química industrial do Centro Universitário de Amparo - UNIFIA, sob orientação de Roberto Bineli Muterle.
AMINOÁCIDOS
Introdução
Os aminoácidos representam a unidade básica da estrutura das proteínas. São formados por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio – grupamento amino, grupamento carboxila e o grupamento lateral, composto de enxofre ou fósforo ou cobalto ou ferro que caracterizam o aminoácido em relação as suas propriedades físico-quimicas.
Entre dois aminoácidos existe uma ligação química chamada ligação peptídica. O numero de ligações peptídicas é igual ao número de aminoácidos menos 1. Através desta ligação formam-se cadeias de aminoácidos que adotam formas e combinações químicas diversas. Dois aminoácidos ligados formam um dipeptídeo, três aminoácidos, um tripeptídeo e assim sucessivamente. A combinação de mais de 50 aminoácidos forma uma proteína.
Existem 20 tipos diferentes de aminoácidos essenciais e naturais, nós seres humanos, temos a capacidade de sintetizar 80.000 proteínas a partir de inúmeras combinações entre estes aminoácidos.--------------------------------------------------------
Aminoácidos essenciais e naturais
Um aminoácido essencial é aquele que o organismo não é capaz de