Aminoácidos essenciais
Aminoácidos
Essenciais
Matéria: Cosmetologia Facial
Turma tarde ET 28
Nome: Camila Cândida de Lima
Professora: Bruna
Índice:
Introdução
Arginina
Cistina
Fenilalanina
Histidina
Isoleucina
Lisina
Metiodina
Tirosina
Treonina
Triptofano
Valina
Bibliografia
Introdução
Um aminoácido essencial é aquele que o organismo considerado (normalmente, o humano) não é capaz de sintetizar mas é necessário para o seu funcionamento.
O organismo humano é incapaz de sintetizar cerca de metade dos vinte e um aminoácidos comuns. Tem então de os obter através da dieta, pela ingestão de alimentos ricos em proteínas,
Existem aminoácidos que são essenciais apenas em determinadas situações patológicas ou em organismos jovens e em desenvolvimento. A este convencionou-se a designação "condicionalmente essenciais". Estes aminoácidos são normalmente fonte de divisão entre os cientistas, havendo os que consideram estes como essenciais e os que não os consideram essenciais.
Os aminoácidos são:
Arginina
Cistina
Fenilalanina
Histidina
Isoleucina
Lisina
Metiodina
Tirosina
Treonina
Triptofano
Valina
Arginina:
Principal carreadora de nitrogênio em humanos e animais, a arginina faz parte da síntese de moléculas importantes como agmatina, creatina, ornitina, óxido nítrico, poliaminas, prolina, dentre outras. Na estrutura do HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/MRNA" \o "MRNA" mRNA, os códons que codificam a arginina durante a síntese de proteínas são: CGU, CGC, CGA, CGG, AGA, e AGG5 . A Arginina é classificada como semi-essencial ou condicionalmente essencial em seres humanos, pois pode ser sintetizada endogenamente numa quantidade suficiente para atender as necessidades, não sendo necessária na dieta de adultos saudáveis. Apresenta importância na manutenção da resposta imunológica e cicatrização de feridas.
Vários estudos já foram feitos para esclarecer o papel da Arginina no tratamento de vários problemas de saúde. Alguns desses