Aminoácidos essenciais
Os aminoácidos essenciais são moléculas orgânicas composta de um grupo amina e um grupo carboxila. No caso de alguns aminoácidos essenciais, podem ainda conter enxofre.
O tipo de aminoácidos mais importante é o grupo dos alfa-aminoácidos, que formam as proteínas e cuja estrutura é normalmente composto de um carbono central ao que se encontram ligado o grupo a um grupo amina (NH2), um grupo carboxílico (COOH), hidrogénio e ainda a um substituinte caraterístico de cada aminoácido.
Os aminoácidos encontram-se unidos através de ligações peptídicas, que formam os peptídeos e as proteínas. Para que as células consigam produzir proteínas, elas precisam de aminoácidos, sendo que estes podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.
Aminoácidos Essenciais
Chama-se aminoácidos essenciais àqueles que o corpo humano não é capaz de sintetizar mas dos quais necessita para o seu funcionamento. Por isso, necessita de os obter através de uma dieta à base de alimentos ricos em proteínas.
A seguir, vamos conhecer melhor os aminoácidos essenciais comuns que são classificados como essenciais para o organismo humano e também para a maioria dos mamíferos.
Histidina – A Histidina é um dos aminoácidos que são codificados pelo código genético. Por isso, este é um dos componentes das proteínas dos seres vivos. A Histidina é também importante na ligação do centro ativo de proteínas com os seus substratos.
Isoleucina – A Isoleucina também é um dos aminoácidos essenciais que são codificados pelo código genético, sendo assim um dos componentes existentes nas proteínas dos seres vivos.
Leucina – A leucina desempenha funções importantes no aumento das proteínas e atua como uma fonte de energia durante os exercícios físicos, pois aumenta a resistência e reduz a fadiga. A leucina pode também ter um efeito positivo na manutenção da massa muscular.
Juntamente com a isoleucina e a valina, a leucina é encontrada de maneira abundante