Aministração de produção e operações
Administração da Produção e Operações
Francisco Nascimento – RA 2163244996
Islane Cabral Custódio – RA 1039970343
Joelma Lopes – RA 1018816465
Natalia Souza Reis Soares – RA 1035949174
Série: 5°/6° Semestre
ATPS
Professor: Armando Rodrigues Simão
Taguatinga-DF
Novembro/2012
ETAPA 1 - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
PASSO 01
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Na pré-história já acontecia à industrialização quando o homem polia a pedra para transformá-la em ferramentas. O artesão foi o primeiro a produzir organizadamente. Com o passar do tempo o artesão foi sendo substituído pela indústria, este caso podemos citar a evolução da produção em pequenas para grandes escalas, como a produção em série e utilizando cada vez mais a tecnologia para produzir mais com menos recurso, buscando sempre maior produtividade para ter mais competitividade de mercado. A cultura de melhoria continua através de técnicas sofisticadas sempre ocorreu através do tempo.
Com a revolução industrial surge a necessidade de padronização em massa, a preocupação era produzir o máximo. O Japão após a Segunda Guerra Mundial desenvolveu estratégias empresariais, voltada para exportação e conquistar o mercado mundial. O americano estava atrelado em quantidade de produção e o Japonês se preocupava em atender em qualidade.
As empresas foram obrigadas a ouvir o mercado e saber o que o mercado quer. Isto define e revoluciona todo o processo industrial onde as empresas começam a traçar estratégias competitivas, como: inovação, flexibilidade, custo competitivo, qualidade, produtividade.
CONCEITOS
Just in Time além de sistema de produção, é uma filosofia que envolve todo o processo produtivo, interfere e integra outros setores. Está presente desde o planejamento,