Aminas e cianetos - descarte
ANGÉLICA RIBEIRO
CAROLINA DE ARAÚJO
MONIQUE CARVALHO DE SANTANA
NATHALIA ASSUMPÇÃO MACHADO
SABRINA DE FONTES CARNEIRO DE LIMA
THAYNÁ SCHINDLER PEDRÃO
AMINAS E CIANETOS
PRAIA GRANDE
29/02/2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1 1. AMINAS 2 1.1- DEFINIÇÃO DE RESÍDUO 2 1.2- GERENCIAMENTO DE RESÍDUO NO LABORATÓRIO 3 1.3- TRATAMENTO DE RESÍDUO 4 1.4- DESCARTE DE RESÍDUO 5 2. CIANETOS 6 2.1- DEFINIÇÃO DE RESÍDUO 6 2.2- GERENCIAMENTO DE CIANETOS NO LABORATÓRIO 8 2.2.1- A SEGREGAÇÃO 0 2.2.2- O ACONDICIONAMENTO 0 2.2.3- MANUSEIO 0 2.3- TRATAMENTO DE CIANETOS 0 2.4- DESCARTE DE CIANETO 0 2.5- RESÍDUOS QUE PODEM SER DESCARTADOS DIRETAMENTE NA PIA 0 CONSIDERAÇÕES FINAIS 0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 0
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda os aspectos da descrição, gerenciamento, tratamentos e descarte dos resíduos químicos aminas e cianetos.
E de grande importância tal conhecimento para progressos em projetos laboratoriais no curso de processos químicos, alem de vivencias do próprio estudante fora do local e horário de seu exercício.
1. AMINAS 2.1- DEFINIÇÃO DE RESÍDUO
As aminas são compostos orgânicos nitrogenados que são obtidas através da substituição de um ou mais hidrogênios da amônia (NH3) por demais grupos orgânicos (radicais alquila ou arila). Elas possuem em sua fórmula geral o elemento Nitrogênio.
As aminas se encontram em condições ambientes na forma sólida, líquida ou gasosa, o que depende de sua estrutura. Aminas alifáticas com até doze carbonos são líquidas, e as com mais de doze carbonos são sólidas, e todas elas são incolores. As líquidas são tóxicas e apresentam um cheiro desagradável “de peixe”, já as sólidas são incolores e inodoras. As aminas existem em certos compostos vegetais e são formadas na decomposição de peixes. Primeiro ocorre à aniquilação do amoníaco, em seguida há a redução de vários compostos