Amigos
Estados Unidos da América_ projecto 1945_ construção 1945- 1951
1_ Perspectiva >> CONCEITO
Este projecto foi construído para servir como uma casa de fim-de-semana, é uma obra onde predomina a essência da simplicidade , onde o ‘menos é mais’ .
Mies explorou a relação entre o indivíduo, o seu abrigo e a natureza. A casa concretiza a visão amadurecida de Mies para o que deveria ser a arquitectura da sua época: uma estrutura minimalista limitada à pele e esqueleto do edifício.
‘Farnsworth House’ é uma das principais obras de referência da arquitectura moderna.
2_ Esquiço de Mies Van der Rohe >> INSERÇÃO URBANA E RELAÇÃO COM A ENVOLVENTE
Trata-se de um edificio de carácter uni-familiar, suspenso; envidraçado, que possui uma forte relação com a envolvente através de grandes vãos, constituído por duas lages de betão , sustentadas por oito pilares de aço.
A paisagem é usada como um aspecto integral da concepção estética e desta forma a casa é pintada de branco para neutralizar e usar as cores da natureza como composição. Usando materiais que representavam os novos tempos, permitindo a definição de um espaço ordenado de forma clara, simples, inteligível e fluída, e com uma disposição sugerindo a liberdade de utilização. Isto é, a casa muda enquanto a natureza ao redor mudar com o tempo.
3_ Esquiço de Mies Van der Rohe
6
>> SISTEMA DE CIRCULAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
3
5
4
2
1
4-Inst. Sanitária
1-Entrada
A obra de Mies desde logo foi considerada como um prenúncio da arquitectura minimalista. Através das inovações no seu sistema de distribuição interior, open space; a sua transparência, que criava uma continuidade visual total entre o interior e o exterior; permite que a casa se desenvolva em volta de um núcleo central que resolve os serviços. 6-Cozinha