amido nos alimentos
Equipe: Alessandra Stefany Ribeiro, Aline dos Santos, Andréia Júlia Koffke e Gabrieli Paisan.
Série: 2º Turma: 5
Trabalho escrito da VII mostra integrada de trabalhos, sobre:
O Amido nos Alimentos Neste trabalho irá conter um pouco sobre amido e como vamos fazer a experiência dos alimentos com o iodo. Iodo é um elemento químico. É extraído da água do mar e de certas algas marinhas. Tem propriedades anti-sépticas. Amido é um polissacarídeo, sintetizado pelos vegetais para ser utilizado como reserva energética. Quimicamente, pode-se afirmar que o amido é um polímero formado pela reação de condensação moléculas de glicose com eliminação de água. A experiência será feita com alimentos e bebidas, será respingado o iodo nos alimentos e se mudar de cor significa que contém amido.
Amido O amido é sintetizado em estruturas vegetais denominadas plastídeos. Nos vegetais, o polímero de glicose utilizado como reserva é o amido. A síntese do amido é muito semelhante à síntese do glicogênio, com a substituição da forma ativada da glicose de UDP-glicose por ADP-glicose. Na digestão o amido é decomposto por reações de hidrólise em carboidratos menores. Essa hidrólise é efetuada pelas enzimas amilases existentes na saliva e suco pancreático.
A enzima α-amilase rompe as ligações glicosídicas da amilose originando uma mistura de maltose, amilopectina e glicose. Rompe também as ligações da amilopectina, originando uma mistura de polissacarídeos denominadas dextrinas.
A enzima β-amilase rompe as ligações dos polissacarídeos resultantes da hidrólise da amilopectina, originando maltose pura. O amido é encontrado na forma de grãos nas sementes, caules, raízes, etc, de várias plantas como trigo , mandioca , arroz , batata e outras... Na alimentação , como fonte de glicose, preparação de colas, de gomas utilizadas em lavanderia e