Amianto
O amianto ou asbesto é uma fibra mineral natural sedosa. As rochas de amianto se dividem em dois grupos as serpentinas e os anfibólios. Os anfibólios que representam menos de 5% de todo o amianto explorado e consumido no mundo estão banidos da maior parte do planeta. As serpentinas têm como principal variedade a crisotila (amianto branco), que apresentam curvas e maleáveis. É extraído fundamentalmente de rochas compostas de silicatos hidratados de magnésio.
Suas propriedades físico-químicas (alta resistência mecânica e às altas temperaturas, boa qualidade isolante, durabilidade, facilidade de ser tecida etc.), abundância na natureza e, principalmente, baixo custo tem sido largamente utilizado na indústria. O Brasil está entre os cinco maiores produtores de amianto do mundo e é também um grande consumidor. Sendo que a maior mina em exploração situa-se no município de Minaçu, no Estado de Goiás, denominado Parque Industrial SAMA LTDA, ocupando uma área total de 45 quilômetros quadrados, com capacidade para produzir 10% de toda a fibra de amianto crisotila comercializada no mundo, atualmente administrada pela empresa brasileira Eternit S/A.
O beneficiamento de amianto crisotila é um processo mecânico, realizado a seco, por meio de sucessivos estágios de britagem, peneiramento, impactação e aspiração, seguidos de limpeza, desfibramento, classificação, homogeneização, ensacamento e paletização.
A matéria-prima oriunda da exploração é usada na construção de telha (peça de barro), caixas d'água, pastilhas de freios, divisórias e outros..
A lavra da mina Cana Brava é a céu aberto, entretanto visando evitar a emissão de poeiras pelo tráfego, dois caminhões aspergem continuamente água nas frentes de lavra e nos acessos as duas cavas.
Os efeitos da exposição ao amianto são variados asbestose, fibrose pulmonar, placas