Americanidade
Latino Americana
Curso Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar
ANA CAROLINA DUARTE BARBOSA
Americanidade e Latinoamericanidade na Obra de Gilberto Freyre
Foz do Iguaçu
2014
ANA CAROLINA DUARTE BARBOSA
Americanidade e Latinoamericanidade na Obra de Gilberto Freyre
Resenha apresentada no Curso de Graduação de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar da Universidade Federal da Integração Latino Americana.
Orientador: Clovis Antonio Brighenti
Foz do Iguaçu
2014
Americanidade e Latinoamericanidade na Obra de Gilberto Freyre
A obra de Gilberto Freyre, Americanidade e Latinidade da América Latina foi escrita no inicio de 1960.Trata das questões da americanidade e latinoamericanidade.
Na metade do séc.XX, Gilberto Freyre distancia-se da maioria dos intelectuais brasileiros daquela época, ao assumir a latinoamericanidade. A preocupação deles era estabelecer uma identidade única para o Brasil. Conservadorismo e renovação seria a base da dialética, devendo ser fonte de auto afirmação e nunca para inferiorizar.
Num momento 1em que a palavra desenvolvimento adquiria um significado apenas econômico, imposto sobretudo pelos interesses da América anglo-saxônica,Gilberto Freyre reconfigura o tópico do desenvolvimento latino-americano em termos que são antes sociológicos, históricos e culturais.
Apesar de Gilberto Freyre permanecer preso a simbologia da família patriarcal multiétnica,seu pensamento é progressista e original em relação ao conceito de América Latina.
Combinando tradição e renovação, os latino-americanos devem se orgulhar de sua civilização.
A união dos povos latinos brasileiros e paraguaios é certa, objetivando um desenvolvimento cultural,mesmo preservando suas raízes. Conserva seus costumes mas não deixando de renovar.
Também sabemos como foi importante o índio na cultura brasileira. Não só a mistura