America latina
CEPAL é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU). Foi criada para monitorar as políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico da região latino-americana, assessorar as ações encaminhadas para sua promoção e contribuir para reforçar as relações econômicas dos países da área, tanto entre si como com as demais nações do mundo.
A CEPAL busca promover o desenvolvimento econômico e social. No cenário atual ela vem analisando vários aspectos no Brasil como:
• Inovação tecnológica na indústria brasileira: no Brasil investe muito pouco em pesquisa e desenvolvimento o aprendizado é passivo e as inovações são defensivas que acaba se tornando imaturo, para desencadear um surto de inovação na indústria brasileira o país precisará de mecanismos apropriados de seleção de setores e projetos prioritários.
• Saúde no Brasil: O Brasil encontra-se numa posição epidemiológica intermediária, onde tanto a mortalidade quanto a morbidade por doenças crônicas e degenerativas cresce de forma gradual, embora ainda sejam altas a mortalidade e a morbidade por doenças infecciosas e parasitárias. Trata-se de uma crise dos serviços de atenção médica, mais agudamente manifestada na desorganização dos hospitais e dos ambulatórios. São problemas indiscutíveis, mas que surgiram como conseqüência do SUS. Um ponto fundamental para aumentar a efetividade do Sistema Único de Saúde é a reorientação do seu modelo de atenção para melhor responder às novas exigências decorrentes do quadro epidemiológico, com o predomínio das doenças crônicas não transmissíveis e à necessidade de garantir de forma eficiente e oportuna o princípio da integralidade da atenção.
• O Brasil e seus vizinhos na América do Sul: uma a proximidade geográfica entre países pode provocar antagonismos ou ajudar a promover aproximações econômicas negociadas. Mas no que se refere à aproximação econômica entre os países da América do Sul, esse