AMERICA COLONIAL
25.02.2014
O nascimento da moderniddade. A Grande divergência. Qual o lugar da América na Grande divergência? K. Pomeranz (2000). J. Goody (2006). R. Finduay A K. O'Rourke (2007). Power & Plenty. Imnanuel Wallerstein – F. Braudel – Giovani Arrighi. O curso será baseado neles, principalmente no Imnanuel Wallerstein. Economia-Mundo Capitalista / Modelo Sistema Mundo. O modelo Economia-Mundo é marcado por uma competição constante. Unidade de Análise > Estado Nacional. Unidade de observação > História da América Colonial. A nossa Unidade de observação será a História da América Colonial. Existiram a hegemonia holandesa, a britânica e a norte americana. Estudaremos a América holandesa, espanhola, inglesa e a francesa. Na primeira unidade estudaremos o grande século XVI, que vai de 1450 a 1650. Na segunda unidade estudaremos o grande século XVII, que vai de 1620 a 1830.
11.03.2014
Texto 1 – Debate y perspectivas Cuadernos de Historia y Ciencias Sociales – Las tinieblas de la memoria. Una reflexión sobre los imperios en la Edad Moderna – Felipe Fernandez Ormesto
Comparar os impérios globais, tanto terrestres quanto marítimos, é essencial para interpretá-los. O problema é que a historiografia moderna tradicional presta uma atenção desproporcional à expansão marítima, porém essa se identificou com a expansão territorial. Impérios asiáticos como o Qing, o mairor do mundo no séulo XVIII, a dinastia da China e outros africanos foram pouco comparados. Povos não-europeus tiveram seus próprios impérios e influenciaram os europeus. Muitas sociedades submetidas pelo europeus mantiveram sua identidade. As redes de comércio mundial se multiplicaram. Os povos conquistados não eram apenas vítimas dos europeus. A nova historiografia dos imperialismos enfocam mais a periferia que a metrópole.