Ameixa
Plantae
Divisão:
Magnoliophyta
Classe:
Magnoliopsida
Ordem:
Rosales
Família:
Rosaceae
Género
Prunus
Subgénero:
Prunus
Classificação científica
2. AMEIXEIRA
Ameixeira, ameixoeira ou ameixieira são os nomes por que são conhecidas algumas espécies de árvore de fruto do subgénero Prunus, incluso no género Prunus da família botânica Rosaceae (a que pertencem também a cerejeira e o pessegueiro). A ameixeira-da-baía é, contudo, do género Ximenia. O seu fruto é a ameixa.
A espécie japonesa (Prunus serrulata), apesar do seu nome, teve a sua origem provável na China. A Prunus domestica, ou ameixeira-européia teve origem na Ásia Menor, a sul do Cáucaso.
É um fruto redondo com uma espécie de bico, doce e de epicarpo fino. Existem muitas variedades consoantes o seu tamanho, cor, sabor e estação do ano em que se desenvolvem. Têm entre 3-6 cm de largura.
Em 1864, já eram cultivadas 150 espécies diferentes.
2.1 HISTÓRICO A ameixeira, dentre as espécies de clima temperado, foi aquela que menos prosperou em nosso meio.
A razão disso em parte se encontrava ligada ao desconhecimento das variedades, sua aclimatação e polinização. Nos últimos anos, com o aparecimento de variedades mais adaptáveis e o melhor conhecimento biológico, seu cultivo tomou grande impulso. A ameixeira é hoje cultivada em escala cada vez maior desde o Rio Grande do Sul até os Estados centrais do país.
2.2 BOTÂNICA
A ameixeira pertence à família Rosacea e apresenta quatro espécies principais:
Prunus domestica, ameixeira européia;
Prunus insititia, ameixeira européia;
Prunus cerasifera, denominada mirabolão;
Prunus salicina, ameixeira japonesa;
A espécie prunus domestica L. atinge a altura de 7 a 12 m. Tem forma piramidal. A casca é fina e lisa inicialmente, passando a grossa e pardo-acinzentada ou pardo-azulado. Ramos abertos, sem espinhos. Folhas largas, rugosas na face superior e reticuladas na inferior. Brotos pubescentes ou glabros, de cor