AMEA A DE RIVALIDADE
Disciplina Estratégias, Sistemas e Métodos Administrativos – Turma 11
Prof. Dr. Antonio Carlos Lima Nogueira
Nome: Marcelo Alves Lory
NOVOS ENTRANTES
Após 36 anos de tradição e pioneirismo, a Fiat automóveis está prestes a inaugurar no Estado de Pernambuco um novo polo industrial contendo centro de pesquisas e desenvolvimento que irá favorecer diretamente a população gerando e promovendo, oportunidades de grande desenvolvimento econômico e social no Brasil.
O custo da planta é de 3 bilhões de reais, com a capacidade produtiva de 200.000 veículos por ano, abastecendo o mercado interno e externo da América Latina somando os recursos inclusos no orçamento de 10 bilhões de reais da empresa para o Brasil no período de 2011 a 2014.
A magnitude da competitividade entre os concorrentes diretos de uma empresa é muito intensa, nos próximos anos está previsto a entrada de algumas montadoras de veículos, que tem por objetivo disputar uma grande fatia desse mercado competitivo, com fortes investimentos e inovações tecnológicas.
A Hyundai divulgou no início da década a construção de sua fábrica na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. A empresa almeja investir 600 milhões de dólares nas obras para a fabricação de um único veículo, o compacto HB, já a Toyota montadora japonesa está erguendo sua terceira fábrica no Brasil. A nova unidade localizada em Sorocaba, no interior paulista, produzirá cerca de 70.000 carros por ano. Com investimento de 600 milhões de dólares. Sobre o modelo que sairá da nova unidade, a Toyota divulgou apenas que será um compacto flex e que pretende exportá-lo.
A chinesa Chery iniciou a construção de sua fábrica no final de janeiro de 2011. A unidade, que ficará em Jacareí -- a 70 quilômetros da capital paulista, é avaliada em 400 milhões de dólares. Lá ao longe serão produzidos dois modelos: os utilitários S18 e o A13, a partir de 2013, quando as obras devem