Ame a realidade
―Ninguém pode te dar liberdade a não ser você mesmo(a).
Este pequeno livreto vai mostrar a você como.‖
― Byron Katie
Introdução
O Trabalho de Byron Katie é uma maneira de identificar e questionar os pensamentos que causam todo sofrimento no mundo. É uma maneira de encontrar paz com você mesmo(a) e com o mundo. Velhos, jovens, doentes, saudáveis, acadêmicos, analfabetos ― qualquer um, com mente aberta, pode fazer O Trabalho.
Byron Kathleen Reid se tornou severamente depressiva aos trinta e poucos anos. Por um período superior a dez anos sua depressão só piorou e por quase dois anos Katie (como ela é chamada) praticamente não saiu da sua cama, pensando obsessivamente em suicídio. Então, numa manhã, no auge do desespero, ela teve uma experiência que mudou totalmente a sua vida.
Katie percebeu que quando ela acreditava que alguma coisa tinha que ser diferente do que era na realidade (―Meu marido devia me amar mais‖, ―Meus filhos deviam me apreciar mais‖) ela sofria, e que quando ela não acreditava nesses pensamentos, ela sentia-se em paz. Ela se deu conta de que o que causava o seu sofrimento e depressão não era o mundo ao seu redor, mas o que ela acreditava sobre o mundo ao seu redor. Num momento de insight
Katie viu que nossas tentativas de encontrar felicidade estavam na contramão—ao invés de inútilmente tentar mudar o mundo para adequá-lo aos nossos pensamentos de como ―deveriam‖ ser as coisas, podemos questionar esses pensamentos e, enxergando a realidade como ela é, experimentar total liberdade e alegria. Katie desenvolveu um método de questionamento simples, mas extremamente eficaz chamado O Trabalho, que tornou essa transformação praticável. Como resultado, uma mulher deprimida, com ideias suicidas e sem nenhuma esperança se tornou uma pessoa cheia de amor por tudo o que a vida lhe proporciona.
O insight de Katie dentro da mente é compatível com as últimas pesquisas em neurociência cognitiva,