Ambientes virtuais de aprendizagem
1- Definição do Material Pétreo Tijolo Ecológico:
A preocupação com o meio ambiente atingiu também o setor da construção civil. Grandes empresas comprometidas com a responsabilidade sócio-ambiental vem pesquisando e fabricando materiais que passam ser reutilizadas após o fim de seu ciclo de vida ou reciclados por meio de processos industriais que garantem o gerenciamento dos riscos ambientais. Por definição, produtos sustentáveis são aqueles que ao longo de todo seu ciclo de vida da fabricação ao descarte não agridem o meio ambiente. É claro que dificilmente um material atenda a todas exigências contidas nessa trajetória. É ainda necessário que estes materiais sejam duráveis apresentem bom desempenho funcional e tragam alguma vantagem social e ambiental.
O tijolo de Solo-Cimento é um bom exemplo de produto sustentável. São tijolos fabricados com solo (o ideal e que seja 70% arenoso e 30% argiloso) misturado com comento, na proporção de sete para um, e recebendo 5% de água.
* Formula química do tijolo ecológico.
Após a mistura, a massa é colocada na prensa, que resulta em um tijolo maciço ou com dois furos internos. As normas Técnicas exigidas pelas ABNT, determina que a resistência mínima seja de 17 quilos por centímetro quadrado de tijolo.
E importante ainda destacar a importância do processo de cura dos tijolos para a determinação de sua resistência: manter os tijolos úmidos durante sete dias e deixa-las secar. No processo de construção uma dos grandes vantagens do tijolo ecológico é a redução do custo final da obra, são mais fácies de encaixar e não precisam de argamassa de assentamento. São assentados com um leve filete de solo-cimento e algum outro material de cor ou elasticidade. A economia pode chegar a 40% do custo total da obra.
O tijolo ecológico são feitos sem passarem pelo forno, ou seja, não existe a queima de espécie vegetais e a produção direta do gás carbônico (CO2 )