Ambientes virtuais de aprendiagem
UNIVERSIDADE PAULISTA
DIDÁTICA FUNDAMENTAL
CASTANHAL/PA
NOVEMBRO/2012
UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
Trabalho apresentado à disciplina Didática Fundamental, ministrada pela professora Aldilene, como requisito parcial para a obtenção de crédito na referida disciplina.
CASTANHAL/PA
NOVEMBRO/2012
Ferramentas de Interação na EAD*
Regina de Araújo Silva**
Resumo: Diante do crescente avanço nas ofertas de cursos à distância e da utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagens (AVA). Vale destacar o uso de ferramentas disponibilizadas pelas novas tecnologias com a finalidade de intermediar o processo de ensino aprendizagem e tornar mais fácil o aprendizado e a interação entre o aluno e o conteúdo a ser ministrado.
Palavra chave: Educação à distância, ferramentas disponíveis para esse tipo de educação.
A educação à distância por ser uma nova metodologia que está ganhando espaço, precisa ser estudada e entendida para que plenamente explorada por seus usuários. Podemos conceituar a Educação à Distância como o processo de ensino aprendizagem mediado por tecnologias, onde professores e alunos não estão fisicamente presentes num mesmo local, mas espacialmente e temporalmente separados. Com o desenvolvimento da internet, e a popularização do computador, surgiram novas ferramentas para facilitar a criação e a oferta de cursos mediados por essas tecnologias. Neste momento, vamos dar um destaque especial aos ambientes virtuais de aprendizagem. Ao fazer um paralelo entre um ambiente de aprendizagem e um ambiente virtual de aprendizagem, o primeiro pode ser conceituado como os espaços das relações com o saber, ou seja, a sala de aula com alunos e professores interagindo, tais espaços são considerados ambientes favorecedores da construção do conhecimento. Enquanto que, um ambiente virtual de aprendizagem é utilizado para substituir o ambiente tradicional. Segundo Edméia Santos:
*Trabalho apresentado à disciplina Didática