Ambientes Sedimentares - Trabalho de Geologia
Sabemos que as rochas sedimentares são de estrema importância dentro de um sistema petrolífero, por isso a importância de estudar os ambientes onde são formadas, como os sedimentos são transportados e depositados, os agentes de transporte de sedimentos entre outros fatores.
Não podendo deixar de citar os outros dois tipos de rocha formadas por diferentes processos e ambientes, cada qual com suas características específica, tudo isso será apresentado no decorrer deste trabalho.
1.1 AMBIENTES DE SEDIMENTAÇÃO
Ambientes de sedimentação ou ambientes sedimentares são lugares geográficos caracterizados por uma combinação particular de processos geológicos e condições ambientais. Os ambientes de sedimentação são frequentemente agrupados por sua localização, sejam nos continentes, regiões costeiras ou nos oceanos. Os ambientes de sedimentação se dividem em ambiente sedimentar glacial, desértico ou eólico, marinho, fluvial, lacustre e lagunar.
1.2 GELEIRAS
Para darmos início ao estudo do ambiente sedimentar glacial primeiramente é necessário ter uma base de conhecimento sobre geleiras. O termo “geleira” se refere a massas de gelo formadas naturalmente sobre os continentes de limites definidos, se movimentam a partir da ação da gravidade podendo eventualmente terminar no mar ou em um lago. A compactação por pressão e a acumulação de neve dão origem as geleiras. As geleiras são divididas em geleiras de vale que são geleiras encontradas nos Alpes e nos topos das montanhas, de uma forma geral, geleiras formadas em elevada altitude e geleiras continentais que são geleiras que se desenvolvem sobre áreas continentais ou em ilhas nas proximidades dos polos, podendo usualmente