ambientes integrados
Por muito tempo os imóveis apresentaram uma estrutura básica, com ambientes bem definidos, separados por divisórias ou paredes. No entanto, os projetos evoluíram e hoje assumem novas características quanto ao formato e posicionamento dos cômodos. Com a queda das paredes, as casas contam com espaços mais amplos, arejados e sofisticados.
As casas estão ficando cada vez mais inteligentes com a arquitetura moderna, tudo isso aliado à um design inovador e elegante. Uma das características marcantes desse estilo é a integração dos ambientes. Ter cômodos unidos significa mais espaço e conforto, especialmente para solteiros, casais ou pequenas famílias.
Unir os ambientes traz vantagens já conhecidas, mas a arte de integrar exige combinar corretamente elementos, transmitindo uma linguagem única, sem abrir mão da personalidade de cada cômodo
É interessante unir alguns cômodos como, por exemplo, a cozinha e a sala de estar, que com uma simples bancada entre os ambientes pode integrar e ao mesmo tempo a bancada serve de mesa para refeições corriqueiras, além de ser uma boa opção por questões estéticas, é funcional. Se for bem realizado, o projeto garante mais espaço e ainda permite o contato entre as pessoas nas diferentes áreas, quem está cozinhando pode conversar com alguém que está na sala.
Alguns cômodos agregados vão bem além e exaltam o ápice da arquitetura contemporânea, como é o caso do espaço gourmet adotado por muitos apartamentos (união de sala de estar, cozinha, sala de jantar e varanda).
Além disso, o charme de morar em uma casa com ambientes integrados compensa a restrição de espaço, que em alguns casos pode ser limitado pelo tamanho das obras vistas aos custos de execução. Deste modo o espaço reduzido deixa de ser sinônimo de problema e ganha ares de versatilidade.