Ambientes de Aprendizagem e Recursos Instrucionais
Este tema foi o assunto apresentado pelo meu grupo, onde tivemos como objetivo identificar e conhecer os ambientes de aprendizagem, bem como os recursos instrucionais utilizados em sala de aula.
Sabe-se que o ambiente de aprendizagem não se limita apenas ao espaço físico dedicado ao ensino. Este pode ser todo e qualquer ambiente externo que proporcionam e auxiliam na construção do saber.
Para que iniciássemos a apresentação de forma efetiva e participativa levamos dois questionamentos aos demais colegas de sala:
“Qual a importância do ambiente para que a aprendizagem aconteça?”
“Que recursos são utilizados para auxiliar as pessoas a aprenderem?”
O primeiro ambiente apresentado foi o modelo Tradicional, sendo este o mais utilizado no Brasil e também recebe o nome de modelo Italiano. As carteiras são enfileiradas de modo que um fique atrás do outro e de alguma forma os alunos estarão sempre individualizados. Este modelo é pensado para garantir que o professor seja o centro das atenções.
O segundo modelo apresentado foi o modelo Meia-Lua ou em formato de U. Neste modelo os alunos conseguem ver todos os colegas, além do professor. Há uma maior facilidade para propor trabalhos em grupo. O professor consegue fazer com que a participação dos alunos seja mais efetiva e de modo menos “intimidativo”. Estimula o sentimento de igualdade entre todos. Mas sabemos que infelizmente este modelo não é muito possível e viável devido às estruturas físicas das escolas brasileiras.
Um terceiro modelo apresentado é o Anfiteatro, muito utilizado nas faculdades Norte-Americanas. Este modelo proporciona a participação dos alunos e estimula a resolução de problemas. O aluno fica “acima” do professor e podem ter uma visão integral do que é apresentado.
O quarto modelo apresentado é mais conhecido em salas de aula da Educação Infantil, onde a sala é separada em pequenos grupos. Proporciona uma melhor organização e localização dentro do