ambiente
Professora: Dra Bárbara Monteiro
Aluno: Ricardo Paiva da Silva
Faculdade/Curso: Estácio de Sá – Engenharia de Petróleo – 1º período Questão 1
Meio Ambiente, por definição, é o ‘’conjunto de condições que afetam a existência, desenvolvimento e bem-estar dos seres vivos, incluindo não apenas o lugar no espaço, mas todas as condições físicas, químicas e biológicas (ambientes naturais e artificiais)’’ Atlas do Meio Ambiente do Brasil, 1994. Seja para preservar, com nenhuma intervenção do homem e 20% da área total por lei, ou para proteger/conservar, onde já existe intervenção do homem, precisamos que os adultos de hoje desenvolvam e as crianças já cresçam com o pensamento da Educação Ambiental incorporado no seu dia a dia.
Não podemos iniciar a questão da Educação Ambiental sem falar na sua definição. No Art. 1o da Lei no 9.795 de abril de 1999 – PNEA - Política Nacional de Educação Ambiental, enxergamos que "Entendem-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do Meio Ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.". No final deste artigo, vemos que um dos objetivos da Educação Ambiental é ‘’a conservação do Meio Ambiente’’ e que esta mesma conservação é ‘’essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade’’. Esta frase vai ao encontro da idéia básica do Desenvolvimento Sustentável, que iremos dar o devido tratamento no parágrafo a seguir.
Desenvolvimento Sustentável, de acordo com a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Organização das Nações Unidas - ONU, é "aquele que atende às necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de que as gerações futuras satisfaçam as suas próprias necessidades". A partir desta definição, alguns denominadores comuns devem estar