Ambiente e sociedade
Área de Integração
No âmbito desta disciplina foi proposto aos alunos que comentassem e através disso, ficassem a perceber como o nosso planeta Terra está em perigo e de como o podemos ajudar a salvar do desastre.
Os humanos são os principais agentes poluidores da Terra, estes tem como fim habitar o planeta, no entanto, não se tem preocupado com ele.
Através deste pequeno trabalho, pretendo mostrar em que estado o nosso mundo, a nossa casa está e como o podemos salvar, tendo como base o documentário visionado.
[pic]
Neste trabalho pretendo responder a quatro questões e desenvolver um pouco mais esta temática. As quatro questões são:
Q1
Identificar os problemas ambientais e humanos levantados no documentário.
Q2 Descrever as consequências das alterações climáticas.
Q3 Identificar as soluções apontadas para melhorar as condições de vida no planeta.
Q4 Referir as situações mais impressionantes e justificar as razões da escolha.
Grande parte da população mundial aspira a um estilo de vida «ocidental», de grande consumo de energia: ter automóvel, viver num ambiente aquecido ou com ar condicionado e usar dispositivos que poupam mão-de-obra, mas dependem da electricidade.
Os países desenvolvidos consomem mais energia, obtida sobretudo a partir de combustíveis fósseis insubstituíveis e bastante poluentes, do que os países em desenvolvimento.
O uso de combustíveis fósseis provoca a emissão de poluentes para o ar e aumenta o dióxido de carbono da atmosfera, sobreaquecendo a superfície terrestre.
Com todos os problemas levantados pelos actos humanos, os pobres são aqueles que mais sofrem com a poluição e o mau aproveitamento do planeta.
[pic]
A maioria dos países africanos tem poucos combustíveis fósseis e uma capacidade limitada de os adquirir, pelo que a lenha e o estrume seco satisfazem mais de 80% das necessidades energéticas.